Projeto de Pesquisa: Bioacústica dos anfíbios anuros
Título do Projeto: Bioacústica dos anfíbios anuros de áreas urbanas e de fragmentos de mata do município de Capitão Poço, Pará, Brasil.
Coordenador: Prof. Dr. Wanderson Cunha Pereira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Período do Projeto: 01/07/2023 a 31/12/2027.
Área de Conhecimento: Ciências Biológicas.
Linha de Pesquisa: Bioacústica.
Objetivo Greral: Prover a descrição das vocalizações das espécies de anuros que ocorrem em áreas urbanas e em fragmentos de mata do município de Capitão Poço, Pará.
Resumo: Diversos grupos de vertebrados e invertebrados produzem sons para diferentes contextos sociais e reprodutivos. A maioria desses sinais acústicos possuem características distintas que podem ser úteis na descrição de novas espécies, entendimentos acerca da diversidade genética de diferentes espécies, obtenção de informações comportamentais dos organismos e na construção de inventários de biodiversidade. A partir desta pesquisa, realizar-se-á a descrição bioacústica das espécies que ocorrem em áreas urbanas e em fragmentos de mata do município de Capitão Poço, Pará. Para isso, realizar-se-á monitoramentos acústicos ativo e passivo, durante o período de setembro a outubro de 2023 e de fevereiro a maio de anos 2024. O primeiro, com uso de um microfone direcional digital, com gravação automática em cartão SD 32 Gb, à taxa de amostragem sonora de 48kHz/16bit; e o segundo com uso de um AudioMoth que será posto, em semanas alternadas, em área previamente escolhida, para registrar a paisagem acústica por 5 min a cada 15 mim de intervalo, das 4hs da tarde de um dia até as 7hs da manhã do dia seguinte. Os registros acústicos serão analisados no programa Raven Pro Sound Analysis (Versão 1.6.1), onde as mensurações dos parâmetros espectrais, temporais e quantitativos serão feitas a partir dos oscilogramas e espectrogramas produzidos pelo software. Os parâmetros temporais, medidos em segundos (s) ou milissegundo (ms) serão a duração do canto, intervalo entre cantos, duração da nota, intervalo entre notas, duração dos pulsos e intervalo entre pulsos. Os parâmetros espectrais, medidos em quilohertz (kHz), serão a frequência dominante, modulação de frequência e bandwidth. E, os parâmetros quantitativos serão as notas por canto, pulsos por nota, cantos por minuto, notas por segundo e pulsos por segundo. A partir desta pesquisa, espera-se, principalmente, subsidiar outros trabalhos em bioacústica de anuros, especialmente na Amazônia; e ser referência para fundamentação de políticas públicas de conservação dos anfíbios, frente às alterações paisagísticas causadas sobretudo pelos desmatamentos e degradações de florestas.
Metodologia: As coletas bioacústicas serão realizadas em períodos diurnos e noturno no município de Capitão Poço, Pará, Brasil. E durante as gravações dos espécimes, também serão anotadas as informações de temperatura do ar (°C) e umidade relativa do ar (%), com o auxílio de um termo-higrômetro digital Hikari (Hth-913).
As gravações das chamadas de anúncio dos espécimes serão realizadas durante o período de setembro a outubro de 2023 e de fevereiro a maio de 2024, de dois modos: (1) de modo ativo, usando um microfone direcional Saramonic V-mic (Saramonic), com gravação automática em cartão SD 32Gb, por 5 min e a partir de uma distância conveniente do espécime focal, dada a intensidade sonora da vocalização, e cujo áudio será em .wav e à taxa de amostragem sonora de 48kHz/16bit; e (2) de modo passivo, usando um AudioMoth (HILL et al., 2018) que será posto em área previamente escolhida, para registrar a paisagem acústica por 5 min a cada 15 mim de intervalo.
As chamadas de anúncio serão analisadas no programa Raven Pro Sound Analysis (Versão 1.6.1) (“Center for Conservation Bioacoustics. Raven Pro: Interactive Sound Analysis Software”, 2019), onde as mensurações dos parâmetros espectrais e temporais (KÖHLER et al., 2017) serão feitas a partir dos oscilogramas e espectrogramas produzidos pelo software.
Serão avaliados tanto parâmetros temporais, quanto espectrais das chamadas de anúncio registradas, seguindo terminologias utilizadas por o Beeman (1998) e Köhler et al. (2017):
(a) Parâmetros temporais, medidos em segundos (s) ou milissegundo (ms): duração do canto, intervalo entre cantos, duração da nota, intervalo entre notas, duração dos pulsos e intervalo entre pulsos;
(b) Parâmetros espectrais, medidos em quilohertz (kHz): frequência dominante, modulação de frequência e bandwidth;
(c) Parâmetros quantitativos: notas por canto, pulsos por nota, cantos por minuto, notas por segundo e pulsos por segundo. Com relação a dados qualitativos do som, também serão avaliadas a presença ou ausência de estruturas harmônicas.