Professor e alunos de TI da Ufra Capitão Poço são destaque em evento de cibersegurança

No coração da Amazônia, onde a tecnologia se entrelaça com a rica cultura regional, foi realizado o evento sobre cibersegurança, o “XibéSec: para quem tem fome de segurança da informação” no último sábado, 18, em Belém. Uma caravana com mais de 60 alunos dos cursos de Sistema de Informação e Licenciatura em Computação, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) do campus de Capitão Poço participaram do evento.
O professor Allan Costa, da Ufra Capitão Poço, foi o mestre de cerimônias do evento e apresentou o seu projeto de Cibersegurança que visa não apenas gerar, mas também agregar valor, proporcionando agilidade competitiva à transformação tecnológica. Utilizando soluções avançadas, o projeto tem como objetivo principal assegurar a estabilidade cibernética em instituições de ensino e pesquisa, bem como em empresas públicas.
“Esta plataforma não apenas oferece suporte à tomada de decisões, fundamentada em análises de risco cibernético, mas também incorpora práticas avançadas de Perícia Forense Computacional. Além disso, implementa fluxos orquestrados e controles especializados em Ciência de Dados, solidificando-se como uma ferramenta abrangente e inovadora para fortalecer a postura de segurança cibernética em diversos ambientes organizacionais”, destacou o professor.
A resultante desse projeto é uma plataforma abrangente que engloba diversas áreas cruciais da segurança cibernética, tais como Threat Intelligence, Gestão Contínua de Vulnerabilidades, Gestão de Respostas a Incidentes, Plataforma de Conscientização e Treinamento de Competências, Ataques & Teste de Intrusão, e Implementação da LGPD com Mecanismos de Cibersegurança e DPO as a Service.

O professor também coordenou o translado dos alunos da Ufra do município de Capitão Poço, no nordeste do Pará, até Belém e agradeceu a direção do campus pelo apoio da logística de transporte e diárias. Dois ônibus saíram do município até a capital do estado, um da Ufra e outro cedido pela Prefeitura de Capitão Poço, por meio do prefeito João Tonheiro.
O XibéSec em Poucas Palavras:
Pilar Regional em Evidência: O XibéSec transcende o status de um simples evento técnico. É uma síntese da regionalidade amazônica, incorporando fundamentos que a diferenciam no cenário global de Cibersegurança.
Integração da Cibersegurança à Cultura Local: A singularidade do XibéSec reside na fusão estratégica da Cibersegurança com a riqueza cultural local. Essa abordagem inovadora promove uma experiência única, onde a tradição encontra a tecnologia de ponta.
Diversidade e Inclusão no Mundo Cibernético: O XibéSec vai além do convencional ao abrir espaço não apenas para o aprendizado técnico, mas também para a integração de perspectivas diversas. A cibersegurança é intrinsecamente global, e o evento celebra a pluralidade de vozes e experiências.
Destaques da Agenda:
As palestras exploraram as fronteiras da Cibersegurança. sendo:
Andréa Thomé: "Como Atender às Expectativas da Alta Administração com Cybersecurity."
Joas Antônio: "Red Team x Blue Team - Empregabilidade e Importância nas Operações de Segurança em Ambientes Corporativos."
Eric Pereira: "Higiene Digital: Tão Importante Quanto Escovar os Dentes."
Dra. Andressa Aragão: "Vulnerabilidades em Dispositivos Médicos Conectados."
Camilla Lemke: "Estelionato Virtual - Ligações Telefônicas e Redes Sociais como Facilitadores para o Delito."
Augusto Ribeiro: "Segurança e Containers."
Marcelo Maués: "Tecnologias e Procedimentos Aplicados à Perícia Digital."
Vanessa Lee: "Segurança da Informação e Crimes Cibernéticos."