UFOPA desenvolve Projeto Cunhantã++ com participação de professora da UFRA
Ocorreu no dia 15 de março de 2018 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Campus Oriximiná o Evento de Abertura do Projeto Cunhantã++: Desconstruindo estereótipos e Ampliando a Rede de Informações na Amazônia. O evento contou com palestras, mesa redonda e apresentação do projeto à comunidade. O presente projeto conta com o apoio financeiro do CNPq, por meio da Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, e é coordenado por Flávia Pessoa Monteiro, professora e coordenadora do curso de Sistemas de Informação da UFOPA Campus Oriximiná.

Profa. Flávia Pessoa Monteiro - UFOPA Profa. Evelin Helena Cardoso - UFRA
O projeto também é integrado por uma equipe de pesquisadoras de várias instituições de pesquisa e ensino, incluindo a professora Evelin Helena Silva Cardoso, da UFRA Campus Capitão Poço, que na ocasião realizou a palestra intitulada "Mulheres e meninas na Ciência: a tecnologia como ferramenta de igualdade e Transformação."
O projeto Cunhantã++ busca incentivar a participação de mulheres na área de ciências exatas, especialmente na área de Computação, por meio da parceria entre Universidade e escolas de ensino básico. A missão do projeto é aproximar meninas e mulheres, as cunhantãs, dos arredores de Oriximiná-PA e da comunidade Remanescente de Quilombo Abui/Território Alto Trombetas I das ciências exatas, engenharias e computação a fim de aumentar o número de mulheres nortistas na academia e no mercado de trabalho nestas grandes áreas como ferramenta de empoderamento feminino.

Palestra da Profa. Evelin Cardoso no evento. Premiação de melhor ideia de APP voltado para o empoderamento feminino